Confirma algumas novidades de um dos mais ballet mais assistidos do mundo, O Lago dos Cisnes:
O Lago dos Cisnes foi composto por P. Tchaikovsky em 1876 em Paris, por encomenda do Teatro Bolshoi em Moscou
Foi a primeira vez que as bailarinas usaram o “tutu bandeja” ao invés do romântico, comum na época
O
enredo do bailado tem origem em uma lenda alemã e conta a história do
amor do Príncipe Siegfried por Odete, que um feiticeiro transformara em
cisne, e que só volta à forma humana à noite
Tchaikovsky
compôs a obra mais não era especialista em música para balé, o que fez
com que o Lago dos Cisnes fosse o primeiro a ter sua música composta por
um compositor de sinfonias e concertos e não por um compositor
especialista em música para balé, como era o comum na época.
Para a composição, Tchaikovsky estudou música de compositores como Léon Minkus e Cesare Pugni, com quem estudou na juventude.
Para
compor o Pas de Deux branco e a coda das pretendentes Tchaikovsky usou
partes de uma ópera chamada O Voivoda, em que havia começado a
trabalhar, mas que havia sido abandonada.
Um
de seus sobrinhos afirma ainda que Tchaikovsky já havia composto um
pequeno balé chamado The lake of the Swans para ser encenado por sua
família e que o famoso tema dos cisnes foi tirado dessa pequena
composição.
Os
32 fouettés en tournant executados por Pierina Legnani foram
introduzidos na coreografia por Petipa, que sabia que o feito causaria
sensação como já havia sido feito na montagem de Cinderela em que
Legnani já havia executado o número.
A filha de Petipa, Marie, dançou com um vestido adornado por diamantes no valor de 12000 rublos.Odile
originalmente não era vista como um cisne negro, mas simplesmente como a
filha de Von Rothbart. Só por volta de 1940 é que essa personagem
passou a ser interpretada como um cisne.
Em
1894, o príncipe Ivan Alexandrovich, então diretor do Teatro Mariinsky
de São Petersburgo, decide homenagear Tchaikovsky, que havia falecido um
ano antes, criando uma nova versão de “O Lago dos Cisnes”
Marius
Petipa, que era o principal maître de ballet do Teatro Mariinsky, foi
encarregado desta vez de fazer a nova coreografia. Foi tanto o sucesso,
devido ao lirismo e à beleza da coreografia, que em janeiro de 1895 vai à
cena a obra prima completa com 4 atos.
Fonte: midiorama
____________________________________________
DRYELLE ALMEIDA | MUNDO BAILARINÍSTICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário